Portfólio de Vinícius Barile

Formação acadêmica

2022 - Atualmente: Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica-USP

Depois do meu último ano de Ensino Médio, no qual funcionava na mesma intensidade de um cursinho, consegui passar direto no vestibular da FUVEST e passei na 70a posição geral dentre todos os mais de 1600 aprovados na Escola Politécnica da USP, uma das mais concorridas na área de engenharia do país, o que me permitiu entrar no curso de Engenharia Mecatrônica, um dos mais concorridos dentro da faculdade.

Cursando Engenharia Mecatrônica e ainda mais na Escola Politécnica da USP convivo com a elite da engenharia no país desde conhecimento até as empresas que se fazem presentes na faculdade, sempre buscando os alunos para trabalhar nelas.

Pela faculdade, participei da equipe de handebol, em que joguei pelos maiores campeonatos de São Paulo e alcancei a convocação para seleção da universidade, e da Equipe Poli de Baja, no qual participávamos de competições Baja SAE com carros off-road projetados e construídos por nós, no qual ganhamos mais de 1 ano como carro mais rápido do país e fomos campeões gerais da etapa Sudeste e terceiro lugar geral do país.

Com o curso de mecatrônica e toda a vivência na Poli me desenvolvi de forma avançada em diversas áreas como Manufatura, Automação e Controle.

2020 - 2021: Poliedro Colégio

Entrei no Poliedro no meio do 2o ano do Ensino Médio, com o objetivo de aumentar as minhas chances de entrar na faculdade direto do ensino médio, pois o colégio, que também tem um cursinho próprio, é um dos mais renomados em aprovações no país e lá consegui me preparar da melhor forma possível para os vestibulares durante esse período restante do Ensino Médio.

2015 - 2020: Colégio Bandeirantes

No colégio Bandeirantes cursei do 6o ano até a metade 2o do Ensino Médio, considero que esse período foi um dos que mais aprendi e desenvolvi pessoalmente em toda minha vida. No qual convivia com pessoas muito inteligentes, pelo nível de elite do colégio, e por um ensino sempre voltado a forma mais moderna possível.

No colégio joguei pelo time de handebol, ganhei a Feira de Ciências, participei e medalhei em diversas olímpiadas como OBA e OBMEP, tendo até ganhado ouro na Olimpíada de Matemática Canguru, participei do Clube de Ciências, no qual somente os melhores alunos gerais nas áreas de Física, Biologia e Química eram chamados, lá víamos palestras de pessoas renomados nos temas dos encontros e fazíamos atividades práticas, e, por fim, participei do grupo ARPA, em que tinha como função os próprios alunos darem aulas antes da semana de provas e fazerem resumos das matérias para os alunos, nesse grupo dei aulas de Física durante o 1o ano do Ensino Médio, com as aulas aprendi muito sobre como ensinar e conseguir transmitir os conhecimentos e minhas ideis de forma aos outros entenderem, independente da dificuldade que tivessem no conteúdo.

2008 - 2014: Colégio Marista Arquidiocesano

Estudei no Arqui, nome mais conhecido, dos meus 3 anos aos 10 anos sendo o colégio muito famoso e renomado para esse período de ensino pré-fundamental e início do fundamental. No colégio vivi e me desenvolvi por todo esse período da infância e primeiros convívios com outras crianças de forma mais desenvolvida.